As terras da Colina do Sol tem situações divergentes: penhorados, somente de posse, ou, na hipótese mais extrema, corretamente matriculada no Registro de Terras - como a propriedade de outro.
No 30/06/10 e 01/07/10, nós respondemos à pergunta "Minha cabana está penhorada?" para donos de casas em umas da áreas da Colina. Talvez erramos sobre cabanas localizadas perto das divisas das glebas, pois seria precisa visitar a área com um topógrafo e com um dos velhos de Morro da Pedra que conhece os antigos marcadores, ou pelo menos com um GPS. E a corja tinha pavor da verdade.
Como já falamos, a Colina do Sol cobre mais área em Morro da Pedra, do que em papel no Registro de Imóveis ou na Tabelião de Taquara. Comparamos os mapas publicados antigamente da revista Naturis do sr. Celso Rossi, e comparamos com os folhetos atuais, e mostramos que a Colina cresceu sem que mais terra fosse comprada. Que quer dizer, invadiu os vizinhos.
Comparando os mapas que sr. Celso usou para vender suas "concessões", e para a usucapião do terreno ao norte da Colina, localizamos a invasão: nas terras da família Fleck, na região da "vila", exatamente onde há mais casas construídas.
Parece que umas 33 das cabanas da Colina do Sol - um terço do total - estão construídas nas terras de sr. Luis Antônio Stumpf Fleck. E pela comparação dos mapas, é claro que sr. Celso Rossi sabia perfeitamente que ele estava vendendo o que não era dele.
O bom é que a terra nunca foi de Celso Rossi
Um dos perigos que a Colina do Sol enfrenta é que a Justiça já enxergou o concilium fraudis na "doação" das terras para CNCS. Como vimos ontem, outra credora de Celso/Naturis já conseguiu, anexando a sentença, que os bens do Celso respondiam para a dívida.
Poderia ter pedido os bens do CNCS, e creio que o resultado teria sido o mesmo.
Não se sabe o número de credores que Celso Rossi tem, nem quanto estão lhe devido. Será que não importa quantas penhoras sejam levantadas pelo CNCS, o próximo credor na fila poderia pedir o penhor de novo?
Porém, as terras do Fleck nada tem a ver com o senhor Rossi, a não ser que ele as cobiçava, e planejava um dia as levar sem pagar num usucapião. Podem ser comprados - não pelo CNCS, mas por alguma entidade sem ligação - e os donos das cabanas podem fazer um condomínio rural, e eles serão livres tanto das pendências do Celso Rossi quando dos confiscos do CNCS.
A lista pode conter erros, como notado acima. Mas é feito em boa fé.
Hoje, vamos ver quais casas são estas, que estão na terras dos Fleck.
Aqui é o mapa correto, até onde consigo verificar, sem acesso ao terreno com testemunhas. Notam a área entre a borda laranja e os quadros coloridos: esta terra é dos Fleck, invadido.
View Colina do Sol - glebas in a larger map
Recebi uma "Listagem 0ficial dos Concessionários Residenciais do CNCS.Posição em 13/09/2008". Esta listagem tem falhas, como listar o sr. Fábio com somente três concessões, quando ele comprou cinco com a casa do americano Doug, e estava desatualizado já em 2008. Vou listar as casas que aparentemente estão nas terras dos Fleck, com endereço e também os donos cujos nomes são públicas fora da Colina, como por exemplo membros do Conselho, autores das falsas acusações no caso Colina do Sol, ou que aparecerem na imprensa como residentes da comunidade naturista.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário